Casamento Multicultural: Como Foi Organizar Nossa Festa na Espanha

Planejar um casamento multicultural na Espanha foi uma deliciosa montanha-russa: desafios, surpresas e muita emoção




Se tem uma coisa que aprendi com o meu casamento, foi que planejar uma festa em outro país pode ser uma verdadeira montanha-russa de emoções. 

Para quem não sabe, sou brasileira, moro na Holanda e meu marido é espanhol. 

E, quando começamos a planejar nosso grande dia, a primeira pergunta que surgiu foi: onde vamos casar?


A Escolha do Local



Teto da igreja de San Nicolas - Villafranca del Bierzo


A resposta veio rapidamente: a Espanha. A família do meu marido era um fator decisivo, especialmente sua avó de 85 anos, que não conseguiria viajar para o Brasil. Além disso, minha irmã, que mora na Austrália, teria muito mais facilidade em ir para a Europa do que para o Brasil. Com isso definido, demos início aos preparativos um ano e meio antes da data.



Mas foi aí que bateu o desespero! Eu não conhecia nada sobre casamentos na Espanha. Onde eu encontraria fornecedores? Quem faria meus brigadeiros? Como trazer um pedacinho do Brasil para a festa? E, claro, tivemos que decidir o tamanho da celebração.

Os casamentos na Espanha são como os do Brasil: convidam-se todos os parentes, aderentes e conhecidos. Meu noivo queria 200 pessoas, mas eu sabia que seria difícil trazer tanta gente do Brasil. Bati o pé e conseguimos reduzir para 100 convidados. 

Ainda era muito para mim, mas casamento é parceria, né?


O salão do jantar 

Nossa mesa presidencial


Para facilitar a logística, escolhemos um local que tivesse hotel para os convidados. 


Planejamento e Surpresas pelo Caminho

Sem saber por onde começar, decidi contratar uma assessoria. Entrei em contato com algumas empresas e acabei escolhendo a Miss Apple Bodas. Melhor decisão! De todos os perrengues que eu passei, se eu não tivesse tido as garotas ao meu lado, eu teria surtado real.

Mas ainda faltava escolher o local da festa.

Como escolher um espaço estando a quilômetros de distância? Tínhamos que viajar! Seis meses antes, fomos à Espanha visitar alguns lugares e, no fundo, já sabíamos qual seria: De Floriana. Além de ser lindo, tinha hotel para os convidados e uma comida maravilhosa. Escolha perfeita!

Viajar para a Espanha para organizar tudo foi essencial. 


Para quem vai viajar e quer se manter conectado sem gastar fortunas com roaming, um eSIM da Airalo facilita muito!

O Vestido: Uma Aposta Inusitada

Todo mundo me pergunta onde comprei meu vestido: Holanda ou Espanha? 

Aqui vai uma informação que pouca gente sabe: NENHUM DOS DOIS!v



Eu sempre odiei experimentar roupas, e a ideia de entrar em uma loja, sozinha, e explicar tudo em uma língua, que apesar de dominar, não é a minha língua materna, me deixava exausta só de pensar.

Então, fiz o impensável: comprei meu vestido em um site chinês duvidoso. E não é que deu certo? Ficou ótimo! Tão barato que comprei dois. O mais engraçado? O véu custou mais caro que os dois vestidos juntos!

Foi difícil não ter minha mãe, irmã e amigas comigo nesse momento. A gente tenta compartilhar pelo celular, mas não é a mesma coisa. Mas segui firme e resolvi tudo pela internet, dos brincos aos brilhinhos no cabelo.

O Caos da Prova do Menu

 Tínhamos duas viagens programadas: uma em março e outra em julho. Fechamos o restaurante em março e, em julho, faríamos a prova do menu. Só que... no dia da prova, descobrimos que nada estava confirmado!

Houve um problema de comunicação com o restaurante. Pensávamos que tínhamos respondido todos os tópicos do menu e confirmado a prova e não, esquecemos de confirmar o tipo de peixe que queríamos provar. Resultado? Um pequeno surto da noiva. Mas no fim, isso foi uma bênção disfarçada: tivemos que voltar para a Espanha duas semanas antes do casamento, o que nos deu tempo para ajustar os últimos detalhes, além de que o gerente do buffet foi muito compreensivo com a situação e resolveu todas essas questões 15 dias antes do casamento. Coisa de doido!

Inclusive, como não tinha encontrado ninguém para fazer os doces brasileiros, acabei fazendo eu mesma os brigadeiros e beijinhos. E ficaram uma delícia!



Imprevistos acontecem, e estar preparado faz toda a diferença. Para quem vai viajar para a Europa, um bom seguro saúde é essencial para evitar dores de cabeça!

O Drama da Igreja

Essa foi a maior reviravolta de todas! 

Fomos falar com o padre um ano antes. Villafranca é uma vila pequena, sem paróquia estruturada, como é o costume no Brasil. Se temos uma reserva de data: só ir na secretaria da paróquia e já saímos de lá com tudo marcado. Mas em Villafranca, não, então tudo era resolvido diretamente com ele. O problema? O padre era um senhor de 80 anos, muito tradicional e, para nossa surpresa, se recusou a marcar a data antes de janeiro de 2024.

Para piorar, a igreja que queríamos estaria fechada para uma exposição na época do nosso casamento. Não tivemos escolha a não ser aceitar outra opção. Quando finalmente conseguimos marcar, veio mais uma surpresa: o padre disse que não permitiria flores na cerimônia! Minha decoração era TODA baseada em flores! Depois de muita insistência, meus sogros voltaram a falar com ele e, de repente, ele disse que nunca tinha proibido nada. Foi para rir!

Infelizmente, pouco depois, o padre foi diagnosticado com câncer e Alzheimer e teve que ser afastado. Resultado? Ficamos sem padre para o casamento. O substituto não queria assumir a cerimônia e só dizia: "vai dar certo, já vai chegar outro padre". Mas como confiar nisso sem uma confirmação?

Depois de muita peregrinação (quase um filme!), encontramos um padre jovem, mais acessível, que prometeu que, se não houvesse ninguém, ele mesmo celebraria nosso casamento. Porém não foi preciso. Na semana do casamento, um novo padre assumiu e foi incrível. Simpático, atencioso e deixou tudo do jeito que sonhávamos. Ele nos desejou muita felicidade e como fomos o primeiro casamento que ele celebrou na cidade, ficou marcado para sempre.




O Grande Dia

Depois de tantos perrengues, o dia do casamento chegou. E foi perfeito! A cerimônia foi emocionante, a comida estava maravilhosa e a festa durou até o amanhecer.

Agora, se você me perguntar se eu faria tudo de novo, a resposta é um sonoro NÃO! Mas cada desafio valeu a pena para termos um dia inesquecível. Se tem uma coisa que aprendi é: no fim, tudo se ajeita, e o mais importante é celebrar o amor ao lado de quem realmente importa.




E já que a maioria dos convidados estava na Europa, muitos aproveitaram para esticar a viagem. No nosso blog tem um guia completo de 7 DIAS NA ESPANHA, além de roteiros curtos como 1 dia em Toledo ou 3 dias em Barcelona



Comentários

Postagens mais visitadas