1 dia em Toledo - cidade das 3 culturas


    

 Bem pertinho de Madri, cerca de 70km de distância e apenas 30 minutos no trem rápido, se encontra Toledo. 

    Uma cidade medieval, que chegou a ser capital do atual país durante o reinado de Carlo V. Com mais de 2 mil anos de história, foi também capital dos Visigodos e dos Muçulmanos. Não a toa leva o apelido de "A cidade das 3 culturas", já que é um dos poucos lugares que cristãos, muçulmanos e judeus, mesmo que em tempos diferentes, dividiram e influenciaram a cultura, arquitetura e religião. É considerada também o centro de cultura europeia. Clique aqui para ler um pouco mais da história.

    Seu centro histórico é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. É apaixonante, entre outros motivos, porque conserva o mesmo traçado que tinha na Idade Média. O percurso por suas estreitas ruas revela um conjunto monumental incrível e cheio de vida, tanto por dentro como por fora.

    Para quem quer ir com um guia, em esquema de bate-volta desde Madri, clique aqui.

    Caso você queira ir por conta própria, pegue o trem que sai da estação Atocha em Madri e sai de hora em hora. Quanto mais cedo você sair, mais terá tempo para explorar a cidade. Saindo da estação de Toledo, dirija-se à direita para pegar um ônibus que chegue até o centro histórico. As linhas 5, 6 e 22 deixam na Praça de Zocodover, onde fica um Escritório de Turismo. 

    O trajeto também pode ser feito a pé: seria um passeio ladeira acima de aproximadamente 15 ou 20 minutos.

    O começo do nosso tour é pela Puerta de Bisagra, uma das portas de entrada da cidade, depois visite a Mesquita Cristo de la Luz, um dos monumentos mais antigos da cidade que já foi uma mesquita e também uma igreja. 

    Depois vá para o Álcazar de Toledo ou o palácio de Toledo, que fica no ponto mais alto da cidade. Esse prédio histórico foi tomado pelos nacionalista durante a guerra civil, mas reformado e transformado no museu do exército. Vale a pena ir, mesmo que não faça a visita pelo museu, para ver a vista da cidade, uma das mais bonitas!

    Passando pela praça de Zodocover, você chegará na Catedral. Que foi construída em cima de uma antiga mesquita, tem muitas obras de artistas consagrados. Aprecie bem sua arquitetura gótica e entre para dar uma espiada, é uma preciosidade!

    Se perca um pouquinho pelas ruelas estreitas e cheia de charme. Olhe as lojas, até se dar conta que chegou no bairro judeu! Lá está a famosa Igreja de São Tomé que é especial por que lá está a famosa obra do artista El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz.

    Já que estamos no bairro judeu, temos uma parada: as sinagogas! Existem 2 na cidade, a Sinagoga Santa Maria de la Blanca e a Sinagoga del Transito. 

    Dê um pulo no Monasterio San Juan de los Reyes, que foi construído especialmente para ser o túmulos do Reis Católicos. PORÉM, eles não estão enterrados lá. Acontece que, com a reconquista, os reis se encantaram com Granada e decidiram que era lá mesmo que eles iam ficar para a eternidade. Mas vale muito a pena a visita, é tudo muito encantador e detalhado.

    Termine o passeio pela ponte San Martin, uma passagem pelo rio Tejo, com arcos romanos e uma paisagem inesquecível!

Depois, só pegar seu trem de volta a Madri!



Hospedagem:

 
Seguro Viagem
Seguros Promo

Comentários

Postagens mais visitadas